O Poder do Não
O poder do Não
Por Fahima Moraes

Desde sempre aprendemos que devemos ser sinceros com as pessoas, agir e falar de maneira clara, simples e amigável, conversar com as pessoas que estão ao seu redor. Servir aquelas que precisam de você acima de tudo, ser gentil e estes ensinamentos não estariam errados se junto a eles fosse ensinado que devíamos também ter este comportamento com nossos desejos e necessidades. Colocando também nossa vontade em jogo e ponderando a situação de forma que ninguém saia ganhando, mas que também ninguém saia perdendo.
Essas necessidades causam algumas “ilusões” em nossas vidas, de termos apegos e vontades de sempre agradar aos outros para sermos agradados. Buscamos essas necessidades fora de nós, e esse é um grande motivo para termos dificuldade de dizer NÃO. Achamos que ao dizer NÃO, estaremos negando um contato com uma pessoa, estaremos deixando ela chateada ou então distanciando ela de nós. Mas essas também são ilusões que nós mesmos criamos.
Se todo Ser Humano quer ser “amado e respeitado”, ao dizer “NÃO” nas situações que nos prejudicam, estamos criando respeito por nós mesmos. E aí o equilíbrio começa a ser interno, pois a nossa capacidade de nos agradar e de estarmos em paz aumenta. Inclusive nossa autoestima aumenta!
Com isso, percebemos que o “NÃO” pode ser poderoso também se começarmos a usá-lo de maneira positiva, para agradarmos a nós mesmos e equilibrar nossa vida dentro e fora de nós.
Para começar, podemos sentar sozinhos em algum momento de nosso dia, com um papel e uma caneta, e fazer uma lista com duas colunas. De um lado, colocamos as coisas que mais nos agradam a fazer hoje. Aquelas que fazemos felizes, que fazemos por realmente nos deixar bem e por estar alinhada com o que queremos para nosso futuro. Do outro lado, colocarmos as coisas que NÃO nos agradam, mas nós fazemos hoje por conta de alguma necessidade externa ou de agradar alguém. Na frente de cada item, coloque uma nota de 0 a 10, sendo que zero significa que hoje você nunca faz aquilo que colocou e 10 que você faz sempre e com muita frequência. Com isso, você terá um “mapa” de como está sua vida hoje, fazendo aquilo que realmente gosta e o que NÃO gosta.
Ao fazer essa lista, estamos criando um posicionamento interno de quem somos e queremos ser em nossas vidas. Isso é o principal para que nossa vida seja sempre feliz e alinhada, pois saberemos sempre quais decisões tomar e como agir. Para dar o próximo passo, podemos utilizar da comunicação amigável para conseguir negar algo.
Quando somos sinceros sobre aquilo que acontece dentro de nós e sobre o que buscamos para ser felizes, geramos identificação em outras pessoas que também buscam a felicidade. Como falamos anteriormente: as necessidades de sermos amados e respeitados são de todos nós, por isso é tão fácil as outras pessoas se identificar com suas necessidades quando você se abrir com elas verdadeiramente.
O ato de dizer “NÃO” não precisa estar associado a uma comunicação agressiva ou indiferente, e sim, muito pelo contrário por uma comunicação didática, onde a expressão mais pura de uma vontade e de um direito está se fazendo sendo validado, basta ser praticado com aquilo que fizer sentido pra você e que realmente te fará bem.
Diga "Não" para ser feliz e para ter a certeza que está sendo justo e verdadeiro com você e com o outro.
por Fahima Moraes
Este material poderá ser copiado e distribuído livremente, porém solicitamos que NÃO esqueçam de mencionar os créditos ao autor.


